História do Big Bag
O big bag é utilizado na logística desde a década de 1940, e com o desenvolvimento do polipropileno e da tecnologia de tecelagem especializada na década de 60, seu uso se espalhou por empresas petrolíferas e químicas, que utilizavam Big Bags para o manuseio de fertilizantes e produtos químicos alcalinos, granulados ou em pó. E no final da década de 70, os Big Bags já eram utilizados por todos os tipos de indústrias em todo o mundo.
Desde então, a popularidade desta embalagem cresceu exponencialmente, em parte graças à tecnologia (mecanização da indústria), já que o big bag pode ser projetado de acordo com a sua utilização, ou seja, de acordo com a estrutura de máquinas de enchimento e esvaziamento, alimentação automática, que aumentam a capacidade de produção e movimentação. O constante aumento do uso desse tipo de embalagem desde sua invenção e desenvolvimento já indica que o Big Bag é uma opção muito conveniente.
A seguir listamos as cinco maiores vantagens oferecidas pelo Big Bag:
Motivos para usar Big Bag
1 - Extremamente eficiente
O big bag é um dos tipos de embalagem com o melhor custo-benefício do mercado, proporcionando uma economia significativa no custos, armazenamento e transporte.
Quando você utiliza big bag, nenhuma embalagem secundária é necessária, uma vez que o produto está bem contido, protegido e seguro. Também, na utilização do big bag você economiza espaço útil de armazenamento, pois é um tipo de contentor que praticamente não tem volume próprio quando vazio pois podem ser dobrados.
2 - Otimiza as operações de enchimento e esvaziamento
Graças às máquinas especializadas que foram adaptadas a esta embalagem, os big bags são fáceis de integrar às suas práticas de trabalho, oferecendo várias opções de enchimento e descarga. Isso inclui as opções na parte superior como saia, válvula de enchimento ou topo totalmente aberto. Para a descarga, pode-se incluir uma válvula de descarga com flap (sistema) de segurança.
3 - Fácil manuseio e transporte
O big bag possui alças de elevação integradas, portanto, não há necessidade de um dispositivo externo de manuseio e transporte. Pode carregar até 1.000 vezes seu peso, aliás, é a embalagem com menor peso por tonelada transportada, elimina a necessidade de usar paletes ou outras unidades de carregamento.
É uma embalagem que facilita a conformidade com os Regulamentos Modelo das Nações Unidas (Regulamentos da ONU) sobre o transporte de mercadorias perigosas.
Para o transporte terrestre de produtos perigosos deve-se usar o Big Bag homologado pelo INMETRO, de acordo com a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5947, antiga ANTT 5232 ou 420);
Todos os produtos perigosos passíveis de exportação ou de transporte fluvial, deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC
4 - Super versátil
O big bag pode ser personalizado em diversas medidas e pode ser fabricado de acordo com a necessidade de capacidade de carga do cliente. Podem ser inseridas impressões em suas faces, o que torna-se uma publicidade móvel, divulgando a empresa ou a marca, ou ainda podem indicar informações essenciais sobre o produto ou seu manuseio.
Por padrão, todo big bag possui porta-documentos (geralmente costurado ao corpo), que permite que qualquer documentação acompanhe a mercadoria .
5 - Amigável ao meio ambiente
O big bag pode ser projetado como reutilizável, e o material de utilização é totalmente reciclável. E em parte, por este motivo, os big bags respeitam as regulamentações nacionais e internacionais sobre transporte e segurança de embalagens.
Quer saber mais vantagens? Deseja obter mais informações sobre este tipo de embalagem flexível? Preencha o Formulário Abaixo que entraremos em contato com você.
Comments