De um modo geral, em sua maioria os produtos perigosos são movidos por transporte de superfície, e não por ar. Para transportar produtos perigosos com segurança, certos princípios devem ser adotados para evitar que as pessoas e o meio ambiente sejam colocados em risco.
Itens perigosos podem ser transportados com segurança quando as medidas apropriadas forem tomadas e eles forem considerados seguros. Não importa como a carga está sendo transportada, ela deve estar em conformidade com as 9 classes de produtos perigosos das Nações Unidas (ONU).
As substâncias (incluindo substâncias e misturas) e os artigos são classificados em uma das 9 classes de produtos perigosos a seguir, de acordo com os perigos mais predominantes que representam durante o transporte. Algumas das classes podem ser subdivididas, por exemplo, a Classe 1, enquanto outras não têm subdivisões, por exemplo, a Classe 3.
Produtos explosivos (Classe 1)
Os itens da Classe 1 geralmente não são enviados por avião e possuem seis subdivisões. Eles cobrem substâncias que apresentam risco de explosão, explosões que podem projetar fragmentos e tições e riscos de incêndio. De acordo com a ANTT 5947 são divididos em:
Subclasse 1.1: Substâncias e artigos com risco de explosão em massa;
Subclasse 1.2: Substâncias e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa;
Subclasse 1.3: Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa;
Subclasse 1.4: Substâncias e artigos que não apresentam risco significativo;
Subclasse 1.5: Substâncias muito insensíveis, com risco de explosão em massa;
Subclasse 1.6: Artigos extremamente insensíveis, sem risco de explosão em massa.
Gases (Classe 2)
Esta classe é dividida em três subdivisões que incluem gases inflamáveis, gases tóxicos e gases que não são inflamáveis ou tóxicos, como hélio e oxigênio.
Subclasses da Classe 2:
Subclasse 2.1: Gases inflamáveis;
Subclasse 2.2: Gases não-inflamáveis, não-tóxicos;
Subclasse 2.3: Gases tóxicos.
Líquidos inflamáveis (classe 3)
A classe 3 compreende líquidos ou misturas de líquidos que emitem vapores inflamáveis em temperaturas específicas e têm um ponto de inflamação não superior a 70 graus Celsius.
Sólidos Inflamáveis (Classe 4)
Os sólidos inflamáveis (Classe 4) são divididos em três subdivisões que incluem sólidos altamente inflamáveis, sólidos que tendem a ocorrer espontaneamente e substâncias que, se entrarem em contato com a água, emitem gases inflamáveis.
Subclasse 4.1: Sólidos inflamáveis, substâncias autorreagentes e explosivos sólidos insensibilizados;
Subclasse 4.2: Substâncias sujeitas à combustão espontânea;
Subclasse 4.3: Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis.
Substâncias Oxidantes e Pesticidas Orgânicos (Classe 5)
A classe 5 é dividida em duas subdivisões e abrange os agentes que reagem com o oxigênio e os pesticidas orgânicos.
Subclasse 5.1: Substâncias oxidantes;
Subclasse 5.2: Peróxidos orgânicos.
Substâncias tóxicas e infecciosas (classe 6)
A classe 6 é dividida em duas subdivisões e inclui substâncias como cianeto, arsênico, vacinas e amostras de patologia.
Subclasse 6.1: Substâncias tóxicas;
Subclasse 6.2: Substâncias infectantes.
Materiais Radioativos (Classe 7)
Classe 7 abrange materiais contendo radionuclídeos (átomos instáveis que, para estabilizar, libertam energia, como radiação) com atividade mássica e total em cada remessa ultrapassam valores tabelados.
Materiais Corrosivos (Classe 8)
A classe 8 não possui subdivisões e compreende líquidos e sólidos corrosivos que causarão danos graves quando em contato com tecidos vivos; ou, em caso de vazamento, danificarão materialmente ou até destruirão outros bens ou a própria aeronave. Os itens corrosivos incluem ácidos de bateria, ácido sulfúrico e mercúrio.
Produtos Perigosos Diversos (Classe 9)
A classe 9 é para itens perigosos diversos. A classe não tem subdivisões, mas compreende qualquer substância que possa representar um perigo durante o transporte aéreo e não abrangida pelas outras classes. Isso inclui itens com propriedades anestésicas, gelo seco sólido, amianto, botes salva-vidas e motosserras.
As informações sobre a classificação de materiais perigosos de um produto podem estar na FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) ou podem ser obtidas com o fabricante.
Obrigado pela leitura!
A nossa missão é tornar a sua experiência de compra de embalagens para produtos perigosos, fácil, informativa e agradável. Por isso queremos compartilhar nosso conhecimento com você, para que possa tomar a melhor decisão de compra para a empresa que representa.
Além disso, você pode contar com nosso time de especialistas para tirar suas dúvidas ou Comprar Big Bag com entrega Imediata. Preencha o formulário Abaixo.
Comments