Você já deve ter se deparado com um Big Bag que apresentou problemas, como por exemplo o rompimento das alças ou até mesmo do corpo e fundo do Big Bag.
Estes tipos de problemas podem ocorrer devido a dois fatores:
Utilização inadequada do Big Bag por parte do envasador / transportador / usuário final;
Não atendimento da NBR 16029:2012 na produção do Big Bag.
A seguir, tentaremos explicar para você estes dois principais fatores que influenciam o aparecimento de problemas em Big Bags.
Utilização inadequada do Big Bag por parte do envasador / transportador / usuário final
Cerca de 30,0% dos problemas apresentados pelos Big Bags são causados pela utilização inadequada dos contentores flexíveis (Big BAG ou FIBC). Vejamos abaixo os principais erros cometidos pelo envasador / transportador / usuário final:
Içamento (levantamento) do Big Bag sem a utilização de todas as alças;
Garfo da empilhadeira com cantos "vivos" (provoca o rompimento das alças do Big Bag);
O peso do produto envasado excede o limite de carga do Big Bag;
Enchimento do Big Bag de forma desuniforme (provoca rompimento do corpo e das alças na parte que contém maior carga de produto envasado);
Movimentação do Big Bag com equipamentos não apropriados (em muitos casos acontece o rompimento do Big Bag devido ao arraste com o solo).
Não atendimento da ABNT NBR 16029:2012 na produção do Big Bag
Devido a preocupação por parte dos fabricantes de Big Bags com o custo do contentor flexível, muitos deixam a qualidade e a normatização em um "quadro na parede", ou seja, o mais importante é vender custe o que custar. Porém, o Big Bag produzido sem o atendimento a NBR 16029:2012, corre grande risco de apresentar problemas similares aos apresentados no tópico acima.
A única garantia que o Big Bag possui qualidade assegura, é a comprovação do atendimento a ABNT NBR 16029:2012 por parte do FABRICANTE de Big Bag.
A NBR 16029:2012, que substitui a NBR 15009:2003, foi elaborada no Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento, pela Comissão de Estudo de Contentores Flexíveis.
Apesar da norma ser facultativa, os big bags aprovados nos testes de laboratório que foram submetidos a ensaios de acordo com os requisitos da NBR 16029:2012, possuem qualidade muito superior aos produtos que não possuem esta aprovação. A qualidade do produto é assegurada de acordo com os seguintes testes realizados em laboratório acreditado ao Inmetro:
Levantamento cíclico pelas alças do Big Bag (para os Big Bags reutilizáveis, são realizados 70 levantamentos).
Ensaio de compressão / empilhamento do Big Bag (a carga aplicada no teste é de 1,8 vezes maior que a carga do projeto do Big Bag);
Ensaio de impermeabilidade;
Ensaio de resistência ao raios UV.
NOTA: Em nenhum dos ensaios descritos acima, o Big Bag poderá apresentar qualquer tipo de avaria como por exemplo ruptura de alças, corpo, fundo, topo e acessórios.
Se você está preocupado com a qualidade dos seus big bags, solicite ao seu fornecedor o laudo de atendimento a NBR 16029:2012 emitido por um LABORATÓRIO ACREDITADO AO INMETRO.
A Big Bag Alliance possui diversos produtos para o transporte de cargas não perigosas que possuem o laudo de atendimento a ABNT NBR 16029:2012, bem como, todos os big bags destinados ao transporte de cargas perigosas, possuem certificação do INMETRO.
É muito importante saber que, a NBR 16029:2012 não certifica os big bags para o transporte de CARGAS PERIGOSAS. Esta certificação é emitida por um OCP (Organismo Certificador de Produto) acreditado ao INMETRO.
Se você quiser saber mais sobre a ABNT NBR 16029:2012, entre em contato com nossa equipe técnica preenchendo o formulário abaixo, ou adquira a norma em http://www.abntcatalogo.com.br.
Big Bag homologado pelo Inmetro ou Marinha, para o transporte de cargas perigosas.
Big Bag certificado pela ANBT NBR 16029:2012, para o transporte de cargas não perigosas.
Big Bags com controle de qualidade, garantia e modelos de acordo com a necessidade do cliente.
Fonte: www.embte.com.br
Comments