COMO O DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS PODE AFETAR O MEIO AMBIENTE
- Big Bag Alliance
- 17 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2022

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, prevê a diligência e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Mas, Infelizmente, grande parte desses resíduos não é tratada adequadamente, podendo comprometer o meio ambiente.
Para entender exatamente o impacto que o descarte de resíduos perigosos têm sobre o meio ambiente, vamos analisar o que realmente são produtos químicos e resíduos perigosos e os efeitos que eles têm a curto e a longo prazo.
O que são resíduos perigosos?
Todo material descartado que ainda pode potencialmente prejudicar o ambiente e os que nele habitam é considerado um resíduo perigoso. Pode ser qualquer tipo de material, desde resíduos químicos e materiais que sobraram da fabricação até o próprio lixo doméstico, como soluções de limpeza, baterias, e outros materiais que podem poluir o meio ambiente. Essas qualidades incluem a reatividade da substância com outros produtos químicos, de forma que ela possa explodir ou se transformar em gás venenoso, sua inflamabilidade, toxicidade e quão propensa a corroer outros materiais.
Como os resíduos perigosos impactam o meio ambiente?
Os resíduos perigosos têm enormes impactos no meio ambiente. A saúde do ar, do solo, da água e da vida selvagem é afetada pela quantidade de resíduos perigosos gerada diariamente pelas empresas e pela indústria.
Efeitos a curto prazo no meio ambiente
O principal perigo a curto prazo é a poluição da água. Os produtos químicos despejados em nossas vias navegáveis tornam os córregos, rios, lagos e aqüíferos, inseguros para uso em fins agrícolas ou para consumo humano. Igualmente animais e plantas adoecem e morrem quando consomem essas águas. No entanto, são os resultados a longo prazo que realmente podem ser devastadores.
Efeitos a longo prazo no meio ambiente
Os efeitos a longo prazo incluem sinais de mutação em animais, câncer e outras doenças em seres humanos, lixo em nossas vias navegáveis e espaços verdes e, a destruição de muitos recursos naturais. As populações de insetos, como por exemplo as abelhas, que são cruciais para preservar a fertilidade da vida das plantas, estão morrendo mais rápido do que podem repovoar devido à poluição humana.
Como os resíduos perigosos afetam a saúde humana e animal?
O Resíduo perigoso que geralmente é descartado de maneira inadequada pode contribuir na propagação de doenças humanas, como por exemplo, a contaminação química com mercúrio e chumbo, apresentam grandes riscos à saúde humana, especialmente ao desenvolvimento de crianças. Eles se acumulam no tecido e com o tempo podem levar ao câncer, convulsões, envenenamento e morte.
O que podemos fazer para combater os efeitos nocivos dos resíduos perigosos?
Enquanto muitas nações desenvolvidas, especialmente na América do Norte e Europa, estabeleceram organizações para combater o crescente impacto negativo de resíduos perigosos, é fundamental que as empresas aprendam as etapas adequadas para lidar com resíduos perigosos, a fim de minimizar o risco de poluição e danos a indivíduos e ecossistemas. Isso implica respeitar os protocolos adequados de descarte de resíduos perigosos, especialmente para materiais tóxicos, como sangue, equipamentos médicos e resíduos radioativos.
A eliminação de resíduos perigosos é extremamente importante para o meio ambiente e suas operações comerciais. Tentar determinar como descartar seus resíduos perigosos por conta própria, geralmente acaba com resultados desastrosos e pesadas multas.
Quer saber mais sobre Embalagens para resíduos perigosos? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!