Gestão de Resíduos Sólidos Perigosos em Oficinas Mecânicas
- Big Bag Alliance
- 23 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2022

As atividades desenvolvidas por oficinas mecânicas envolvem a utilização de diversos produtos contaminados com derivados do petróleo, como a gasolina e os óleos lubrificantes, por exemplo. Estes precisam ser gerenciados para que tenham um descarte adequado, afim de não causarem danos à saúde e ao meio ambiente.
As principais atividades, como: troca de óleo lubrificante, troca e limpeza de peças, retífica de motores, injeção eletrônica, suspensão, freios, regulagem de motor, alinhamento e balanceamento, entre outras desenvolvidas por oficinas mecânicas, geram grande quantidade de resíduos sólidos, entre os principais encontram-se peças usadas, pneus, latarias, flanela, estopa sujas e embalagens de peças e de óleos lubrificantes.
Entre os contaminantes presentes nos derivados do petróleo destacam-se os hidrocarbonetos aromáticos. Esses compostos são utilizados, principalmente, em solventes e combustíveis e são constituintes mais solúveis na fração da gasolina.
As flanelas, estopas, até mesmo o papelão utilizado para contenção do óleo contaminado, por estarem em contato com os principais contaminantes, presentes nos derivados do petróleo, se tornam resíduos sólidos classificados como perigosos (classes I), segundo a NBR 10004 da ABNT, oferecendo assim, risco à saúde humana e ao meio ambiente, quando descartados sem nenhuma forma de tratamento.
O grande problema gerado é que por não apresentarem valor comercial, acabam sendo descartados em lixo comum, sendo levados para os aterros sanitários municipais, trazendo prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente.
O gerenciamento inadequado desses resíduos, por partes das empresas, pode gerar um problema ambiental. O descarte incorreto desses resíduos perigosos no meio ambiente, afeta direta e indiretamente os seres vivos.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente, em substituição à resolução 09/93, aprovou em 18/05/2005, a resolução CONAMA 362/2005 que torna obrigatório o recolhimento, coleta e destinação final de óleos lubrificantes usados ou contaminados. Essa resolução toma como base a norma NBR 10004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que classifica óleos lubrificantes e derivados como perigoso por apresentar toxicidade.
Como Resolver o Problema dos Resíduos Sólidos Perigosos Utilizando o Big Bag Homologado?
De acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas geradoras destes tipos de materiais deverão fazer a logística reversa. Você poderá saber mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos clicando aqui.
Um dos principais pontos das legislações aplicáveis a estes resíduos, é o correto armazenamento e transporte até a destinação final. A ANTT 5232, obriga a utilização de big bag homologado pelo Inmetro para o correto armazenamento e transporte destes resíduos.
Se na sua empresa existe a geração destes tipos de resíduos, a Big Bag Alliance poderá lhe ajudar. Nossa equipe técnica poderá desenvolver o big bag ideal para você.
Ainda tem dúvidas a respeito de big bag ou sobre resíduos sólidos perigosos? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.
Fontes: ANTT 5232 / ABNT NBR 10004 / Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB.
Comments