Os big bags são usados em todo o mundo em diversos setores da indústria, e provaram ser a solução intermediária ideal de armazenamento e transporte para materiais sólidos e pastosos que não precisam de contenção rígida ou proteção especial.
O big bag é recente na história, sua aceitação global se deu no final do século XX, quando a indústria de petróleo do Oriente Médio se expandiu rapidamente, surgindo assim a necessidade transportar grandes quantidades de pó de cimento de forma urgente para projetos de construção em larga escala.
Os big bags foram a resposta certa, por permitirem que grandes quantidades de pó fossem contidas e transportadas de maneira barata, sem a necessidade de tanques pesados ou embalagens complexas. Os big bags eram fáceis de manusear, pesavam pouco e eram fáceis de reutilizar ou descartar, quando vazios. Desde então, a popularidade deste tipo de embalagem aumentou, e muitas outras indústrias também reconheceram os benefícios de transporte e armazenamento.
Hoje, os big bags são utilizados em todo o mundo em vários setores da indústria: cimento, mineração e agregados; química e farmacêutica; alimentos e bebidas; agricultura e horticultura; ração de animais e alimentos para animais; fertilizantes; etc.
Por que usar big bag?
Quando se trata de armazenamento, manuseio ou transporte de produtos sólidos (em pó, pastosos ou granulados), a maioria das indústrias utilizam os big bags. Tradicionalmente, muitos desses produtos industriais eram embalados e manuseados em caixas de papelão ou sacarias, embalagens estas que se tornam mais caras que o big bag e também são muito mais volumosas ao manusear e armazenar. Os big bags substituíram as caixas de papelão principalmente pelo fato de possuírem 4 alças e facilitarem o processo de logística, além de serem duráveis e serem embalagens leves. Big bags podem ser personalizados com válvulas para carga e descarga, conforme a necessidade do usuário.
Os big bags criaram uma espécie de revolução na indústria de embalagens quando se trata de manusear, armazenar e transportar vários produtos industriais. Fabricados em diferentes tamanhos, são feitos de tecido de polipropileno, possuem 4 alças e geralmente têm uma única camada. No entanto, eles podem ter um revestimento interno, conhecido como liner, uma proteção extra para o produto envasado. Outra vantagem oferecida é que eles podem ser dobráveis e compactados após a descarga dos produtos.
Os big bags podem ser projetados sob medida para aplicações específicas, diferentemente das caixas de papelão onduladas tradicionais, tambores metálicos ou sacarias, fabricados apenas em dimensões padrões. O uso de big bags significa economia de mão-de-obra, pois um único big bag de 1000 quilos pode armazenar o mesmo conteúdo de quarenta sacos de 25 quilos. Isso também resulta em evitar trabalho repetitivo e economiza de tempo.
Muitas indústrias já reconheceram os benefícios de transporte e armazenamento, entre elas:
Fabricantes químicos;
Materiais de construção, como cimento, cascalho e areia;
Fornecedores de fertilizantes;
Mineradoras em geral;
Manuseio de fibra de vidro;
Produtores de alimentos;
Produtores de grãos;
Eliminação de materiais perigosos;
Fazendas de amendoim;
Companhias farmacêuticas;
Fornecedores de sementes;
Fabricantes de pigmentos sólidos;
Moinhos de amido e farinha;
Transporte de resíduos industriais contaminados;
Os big bags são conhecidos por sua resistência, flexibilidade e longevidade, mas para tirar o melhor proveito deles, você precisa dar-lhes os devidos cuidados e armazená-los conforme as instruções.
Além disso, é importante fazer regularmente um teste de resistência aos seus big bags, isso ajudará você a determinar se a qualidade do seu big bag foi afetada.
Caso você precise guardar um big bag por um longo período de tempo, mantenha as embalagens cobertas para mantê-las protegidos do sol.
Ao armazenar big bag, tome todo o cuidado para evitar situações que possam enfraquecer o material e afetar sua resistência.
Comentarios