O que são substâncias de classe 6?
São as substâncias tóxicas e substâncias infectantes formam uma ampla categoria de produtos perigosos que podem causar sérios problemas de saúde ou morte em humanos. As substâncias da classe 6, conforme a ANTT 5232, incluem duas subdivisões que exploraremos a seguir:
Subclasse 6.1 - Substâncias Tóxicas (Venenosas)
Subclasse 6.2 - Substâncias Infectantes
Subclasse 6.1 - Substâncias Tóxicas (Venenosas)
A Subclasse 6.1 inclui substâncias tóxicas, venenos e materiais irritantes. Os exemplos o incluem:
Arsênio - código ONU 1558
Desinfetante, Tóxico, Sólido - código ONU 1601
Acetato de chumbro - código ONU 1616
Mercurio composto, sólido - código ONU 2025
Gás lacrimogêneo - código ONU 1693
Existem três tipos de toxicidade que são frequentemente usados para descrever substâncias da Subclasse 6.1 e que podem ajudar a identificar um veneno:
Toxicidade oral: Os venenos com toxicidade oral só são tóxicos quando ingeridos por via oral.
Toxicidade dérmica: Toxicidade dérmica significa que o veneno é perigoso quando entra em contato com a pele.
Toxicidade por inalação: Toxicidade por inalação significa que o veneno produz um vapor, poeira ou névoa que pode ser tóxico.
Materiais irritantes , como gás lacrimogêneo, liberam vapores intensos e podem irritar os olhos, nariz e garganta. No entanto, essas substâncias normalmente são reversíveis e prejudicam apenas uma pessoa temporariamente.
Subclasse 6.2 - Substâncias Infectantes
A Subclasse 6.2 inclui substâncias infecciosas, o que significa que são um material que pode conter um patógeno. Os patógenos podem incluir bactérias, vírus, fungos ou outras substâncias infecciosas.
Ao embalar e enviar substâncias infecciosas da Subclasse 6.2, elas devem ser atribuídas a uma categoria:
Categoria A: Inclui substâncias infecciosas transportadas de uma forma capaz de causar incapacidade permanente ou ser fatal quando ocorre exposição.
Categoria B: inclui qualquer substância que não atenda aos critérios da Categoria A.
Outros exemplos de substâncias da subclasse 6.2 incluem produtos biológicos, lixo médico regulamentado, produtos de saúde usados e materiais forenses.
Como devem ser descartadas as substâncias tóxicas e substâncias infectantes, Classe 6?
A eliminação inadequada de resíduos perigosos de Classe 6 pode assumir muitas formas diferentes. Uma das formas mais comuns de eliminação inadequada de resíduos de materiais tóxicos é não armazenar e etiquetar os resíduos.
Todos os venenos devem ser armazenados para atender às diretrizes (leis) estaduais e federais impostas pelo Departamento de Transporte, através da ANTT 5232.
As substâncias tóxicas e substâncias infectantes devem ser transportadas para uma instalação de eliminação de resíduos, onde são processados por profissionais certificados de eliminação de resíduos.
Quer saber mais! Entre em contato conosco! Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você para discutir mais detalhadamente e projetar os FIBCs / Big Bags mais adequadas às suas necessidades.