top of page
  • Foto do escritorBig Bag Alliance

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO, COMO GERENCIAR?

Atualizado: 20 de jun. de 2022


Quando se trata de construção, sempre há uma grande quantidade de resíduos que precisam ser descartados e alguns desses resíduos podem até ser perigosos. Os resíduos produzidos pela construção ou demolição não podem ser descartados pela coleta regular de lixo doméstico. As grandes empresas de construção sempre trabalham com uma empresa de gerenciamento de resíduos, para que este aspecto importante de suas operações esteja sob controle.


Projetos de construção menores, ou até reformas domésticas, também exigem esse serviço de gerenciamento especializado. Mesmo sendo a renovação de uma pequena parte de sua casa, provavelmente vai gerar mais resíduos do que imagina e que precisam ser descartados o mais rápido possível, para que você possa voltar a desfrutar de sua casa.


Em caso de demolição de uma edificação, ou apenas parte dela, terá madeira, concreto, tijolos, ladrilhos, e também resíduos químicos ou perigosos que precisam ser descartados. Dependendo do escopo do projeto, também pode haver resíduos verdes, como plantas e árvores que são arrancadas. 


Resíduos sólidos como, latas de tinta, estopas sujas com óleo, pincéis, amianto, entre outros, são considerados perigosos pela norma, portanto precisarão ser descartados por meio de canais dedicados de processamento de resíduos.  

Pensando na lista acima, você pode ter percebido que alguns materiais podem ser reciclados, outros podem ser reutilizados, a maioria vai para aterros de resíduos inertes da construção civil e alguns podem ter que ir para centros de processamento especializados. Quando se trata de enviar uma grande quantidade de resíduos não perigosos para aterro, é aconselhável contratar uma caçamba para entulho ou uma caçamba roll-on para grandes quantidades.


É importante colocar resíduos perigosos em uma embalagem homologada pelo Inmetro como o Big Bag, para que possa ser transportada até o local de destinação final. Vale ressaltar que “a resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos”. Resíduos sólidos como, latas de tinta, estopas sujas com óleo, pincéis, amianto, entre outros, são considerados perigosos pela norma, portanto precisarão ser descartados por meio de canais dedicados de processamento de resíduos.  


Finalmente, você pode precisar de uma coleta de lixo verde, principalmente se houver um componente de paisagismo no seu projeto. A matéria vegetal não deve ser depositada em aterro, mas pode ser levada para instalações de compostagem, onde é utilizada de maneira adequada.


Quer saber mais sobre embalagem homologada para transporte de resíduos perigosos? converse com um de nossos especialistas, Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!


8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page